Notícias de março de 2011

O informativo do m√™s de mar√ßo ser√° diferente dos demais. Abaixo, seguem algumas informa√ß√Ķes do curso de evangelismo e lideran√ßa do Haggai Institute nos Estados Unidos,¬† que tive o privil√©gio de participar entre os dias 3 e 28 de mar√ßo.

Compartilho com os irmãos essa experiência porque espero, para a glória do Pai, que o Projeto Verdade possa se utilizar do aprendizado que recebi nesse período, a fim de que possamos levar o evangelho a mais e mais pessoas, bem como ajudar irmãos de outras comunidades a se equiparem melhor para que anunciem a cruz de Cristo. Descreverei minha experiência durante esses dias e algumas das propostas para o Projeto Verdade.


O convite

Há pelo menos 3 anos, Antoniel, um querido irmão em Cristo, ligou para o meu celular perguntando se eu não teria interesse em participar de um curso do Instituto Haggai nos Estados Unidos. Eu já havia ouvido falar dessa organização, contudo não sabia dos detalhes. Mesmo assim, disse que gostaria.

Dois anos e meio mais tarde veio o convite para a participação. A proposta do curso? Evangelismo! O objetivo central do Projeto Verdade. Mais tarde, já no seminário, fiquei sabendo que cada um dos 48 irmãos, de 18 nacionalidades que lá estavam, haviam sido selecionados entre 5.000 candidatos de todas as partes do mundo. Bem, como cristãos não creem em coincidências, creio que o Senhor me abençoou com este presente para a glória dEle mesmo.

 

O curso

O Advanced Leadership Training oferecido pelo Haggai Institute, √© um¬† semin√°rio intensivo de 4 semanas com aulas de segunda √† s√°bado, ministradas por pastores e profissionais crist√£os de v√°rios pa√≠ses da √Āsia, √Āfrica, Oriente M√©dio, Am√©rica Latina e Oceania. A proposta do curso √© espec√≠fica para o preparo de l√≠deres e pastores para o evangelismo nesses continentes, em pa√≠ses como: √ćndia, Indon√©sia, Mal√°sia, Egito, Emirados √Ārabes Unidos, Sri Lanka, Nig√©ria, entre muitos outros.

O Haggai Institute é, como o Projeto Verdade, uma ONG cristã evangélica e não denominacional. O objetivo da organização é treinar irmãos e irmãs que confessam seu novo nascimento em Cristo a fim de que estes anunciem o evangelho em seus países. 

 

Um grande privilégio

Foi uma das maiores experiências que já tive em minha vida como servo de Cristo. Conviver intensamente com irmãos de tantos países, onde, em muitos deles, o nome de Jesus sequer pode ser anunciado, foi de grande impacto. Para a glória do Pai, pude aprender muito com estes amados. Ouvir testemunhos de irmãos convertidos do hinduísmo, islamismo, budismo e ateísmo foi muito marcante.

Ver a paix√£o de muitos daqueles irm√£os, pelo an√ļncio de Cristo, fazendo de ‚Äútudo para com todos a fim de que, se for poss√≠vel, alguns possam ser salvos‚ÄĚ como escreve Paulo em 1 Co 9:20, foi, ao mesmo tempo, desafiador e de muita alegria!

 

Comunh√£o e louvor

Pudemos louvar ao Senhor em v√°rias l√≠nguas e prestar-Lhe culto com in√ļmeras express√Ķes de todos povos, l√≠nguas e na√ß√Ķes! Ver irm√£os do Canad√° e dos EUA, j√° aposentados, trabalhando de forma volunt√°ria, por meses, lavando pratos, limpando banheiros e fazendo os mais variados tipos de servi√ßos para o Senhor foi, tamb√©m, motivo de alegria, temor e louvor ao Pai.

Al√©m destas experi√™ncias, pude aprender v√°rios modelos de evangelismo; a import√Ęncia da vida de intimidade com o Senhor para o envolvimento na obra; sobre como apresentar o evangelho sempre em respeito e amor aos que s√£o contr√°rios; a import√Ęncia da transpar√™ncia e a ordem no trabalho do Reino, entre outros.¬†¬†¬†¬†


Glória a Deus

Agradeço ao Pai, mais uma vez, por essa oportunidade! Que redunde em glória e honra a Ele! Que, assim como Ele se fez carne, que o aprendido se torne real, para Ele!

 

 

As aplica√ß√Ķes do aprendizado no Projeto Verdade


Para a gl√≥ria do Pai, como fruto do aprendizado no Haggai Institute, esperamos desenvolver algumas novas a√ß√Ķes para a prega√ß√£o da Palavra atrav√©s do Projeto Verdade. Elas seguem abaixo, de acordo com nossos minist√©rios:


Porta a porta


Com a oportunidade que tive de me relacionar com irm√£os de v√°rios pa√≠ses, levantamos algumas possibilidades. Uma delas levarmos a proposta do Porta a Porta, nosso minist√©rio de distribui√ß√£o gratuita de m√≠dias para alguns pa√≠ses, entre eles o Paraguai, do irm√£o Anselmo, a √ćndia, dos irm√£os Vejay e Rajesh, as Filipinas, do irm√£o Enrico e a Mal√°sia, do irm√£o Felix.

A proposta é, especialmente, de desenvolvermos vídeos para que esses irmãos os utilizem em seus países. Espero, no Senhor, que possamos trabalhar juntos nesse sentido.


Treinamento para evangelismo (um novo ministério)

Antes do início do seminário, cada participante se coloca à disposição para que possa, no prazo de 2 anos, treinar outros 100 líderes em seu país a fim de que esses se multipliquem.

Com essa proposta, estaremos, atrav√©s do Projeto Verdade, desenvolvendo um curso para igrejas que temos tido contato nos √ļltimos anos. Espero, no Senhor, que em breve comecemos a oferecer este novo minist√©rio √†s igrejas com as quais temos parceria.


10 por 40 e Amor ao Próximo

Por meio do contato com irm√£os que vivem em pa√≠ses com pouqu√≠ssimos crist√£os, como a Indon√©sia, √ćndia, Tail√Ęndia e outros, meu cora√ß√£o foi incomodado a, de alguma forma, ajudarmos esses irm√£os.

O ministério 10 por 40 tem esse foco, o de ajudar a levar o nome de Jesus à países onde o evangelho tem sido pouco anunciado e perseguido. Clamo ao Senhor por criatividade nesse sentido e que possamos, para a glória do Pai, estarmos próximos desses irmãos.

Um dos m√≥dulos que tive foi o de busca de recursos com o pastor e m√©dico Peter Okaalet, um homem que o Pai tem usado na √Āfrica para a prega√ß√£o do evangelho e o amor aos que sofrem com a AIDS.

Espero, no Senhor, que Ele mesmo nos dê a direção para que o Projeto Verdade se expanda e, com isso, consigamos mais recursos a fim de investirmos em Seu Reino. Precisamos de recursos a fim de retomarmos a proposta do Amor ao Próximo com as crianças carentes do União da Vitória. Dependemos totalmente do Pai!

 

Bem irm√£os, √© isso! O m√™s de mar√ßo de 2011 foi muito marcante em minha vida. Agora mesmo, ao escrever esse informativo, meu cora√ß√£o se move entre extremos: O primeiro √© o desejo de anunciar mais e mais a Cristo a um mundo que est√° t√£o longe e carente dEle. Pe√ßo ao Senhor que me d√™ paix√£o pelos perdidos! O segundo sentimento √© de ang√ļstia: Quanta necessidade! Quantos desafios! Meu Pai!!!! Quantos precisando de Ti e como n√≥s, crist√£os, temos sido negligentes! Tem miseric√≥rdia Senhor!

Espero nEle, que MUITOS sejam impactados pelo amor de Cristo por meio da instrumentalidade do Projeto Verdade, para a honra e glória dEle mesmo! Espero, nEle, poder contar com vocês.

 

 

Em Cristo e para a glória do Pai,

Marco Antonio Sales